Uai Tai, aprenda a receita Tiki

Na onda colorida da coquetelaria Tiki, conversamos com Tony Harion da Mixing Bar e descobrimos uma versão do Mai Tai com um toque mineiro mais que interessante. Conheça a criação do especialista.

“A ideia de criar o Uai Tai me apareceu em meados de 2011, quando eu estava curtindo muito experimentar drinks Tiki e runs exóticos. Era o início do renascimento deste estilo de coquetelaria e eu seguia dezenas de blogs sobre o assunto. A intenção foi criar uma versão brasileira de um dos drinks Tiki mais apreciados do mundo, sem perder o DNA do clássico Mai Tai.

O Mai Tai é um dos coquetéis mais maltratados e deturpados de todos os tempos. É frequente se encontrar ‘versões’ com suco de abacaxi, grenadine ou suco de laranja que, na verdade, não tem nada do drink original, além do rum. O Uai Tai é uma homenagem mineira que faz jus à cultura Tiki e ao Mai Tai original criado por Trader Vic em 1944.

O rum original usado por Trader Vic deixou de ser produzido faz muitos anos, é comum se fazer um blend de runs da Jamaica e rum agricole de Martinique para tentar aproximar o seu sabor. Assim como a cachaça, o rum agricole também é produzido a partir do caldo de cana fresco e não à partir do melaço como é tradicional para esse estilo de destilado. Essa substituição foi fácil e funcionou muito bem: usei uma boa cachaça de alambique, bem envelhecida em carvalho. Para dar um toque ainda mais brasileiro, criamos na Mixing Bar um orgeat à base de castanha do pará para substituir o original xarope de amêndoas. Ficou incrível, a oleosidade da castanha do pará dá um aroma incrível e uma textura muito rica ao coquetel.” 

MATERIAESPECIAL_DRINQUE

divulgação: www.mixing.com


.

Uai Tai

30 ml ou 1 oz de Bacardi 8 años
30 ml ou 1 oz de cachaça Leblon Signature Merlet
22 ml ou 3/4 oz de suco de limão
15 ml ou 1/2 oz de triple sec ou licor de laranja
15 ml ou 1/2 oz de orgeat do Pará (xarope de castanha do Pará)
7.5 ml ou 1/4 oz de simple syrup

Preparo:

Bater todos os ingredientes em uma coqueteleira com bastante gelo quebrado.
Servir em um copo double old fashioned e decorar com um ramo de melissa.

Dica Mixing:

Bata também na coqueteleira a casca do limão que você espremeu, ou, para uma versão bem tupiniquim,
utilize meio limão macerado no lugar do suco de limão.
Não se esqueça de servir coado.

.


 Tiki mugs brasileiras

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Share on Tumblr0Pin on Pinterest0Share on Google+0Print this pageEmail this to someone